top of page

OFICINAS E MINICURSOS DO I CIPCS:

​

DIA 18/04/2018: Local - Biblioteca Pública Pelotense

 

Minicurso: Cinema, cultura e interdisciplinaridade: apropriações e ressignificações

Ministrante: Amanda Basilio Santos

(Doutoranda, UFRGS)

 

A proposta deste minicurso  é explorar as possibilidades de usos da mídia cinematográfica no âmbito de ensino. Parte de uma metodologia que explora um estudo de caso de uma atividade executada para diferentes públicos sendo estes o universitário e alunos de pré-vestibular, no qual foi trabalhada a obra Caça às Bruxas (Season of the Witch), lançado em 2011, estrelado por Nicolas Cage e Ron Perlman, dirigido por Dominic Sena e com roteiro de Bragi F. Schut . O filme é ambientado no século XIV, em um clima de perseguição e condenação à feitiçaria. Pretendemos através deste filme refletir sobre a representação dada à Idade Média, transformada, através de seleções temáticas e contextuais, em uma verdadeira Idade das Trevas. No filme teremos momentos históricos que jamais pertenceram juntos, unidos em uma mesma linha temporal, para termos no fim um discurso coerente para uma ambientação negativa sobre o período. Deste modo este filme se torna uma fonte interessante para pensarmos a imagem do medievo na indústria fílmica. Considerando o cinema uma manifestação cultural, que exibe construções ideológicas sobre os temas abordados, este pode ser abordado por um viés interdisciplinar no ambiente da sala de aula. Destacamos que o cinema é um mecanismo que pode ser utilizado para a compreensão de uma visão crítica e de discussões entre alunos e professores, apresentando diferentes formas de perceber a cultura e a sociedade que são representadas nessa linguagem fílmica.

​

​

Minicurso: Revisão Sistemática da Literatura: contributo para a inovação na investigação interdisciplinar

 

Ministrantes: Jean Carlos da Silva Monteiro e Maurício José Morais Costa

(Mestrandos, UFMA)

​

O objetivo deste minicurso é apresentar orientações práticas para elaboração de Revisão Sistemática da Literatura (RSL) oferecendo o passo a passo do delineamento desta metodologia de pesquisa que visa identificar, selecionar, avaliar e sintetizar as evidências relevantes de produções científicas disponíveis na Internet. A RSL requer uma questão clara, critérios bem definidos e uma conclusão que forneça novas informações com base no conteúdo analisado. Busca-se, então, viabilizar informações sobre revisões bem estruturadas, que podem auxiliar na atualização de novas investigações na perspectiva da Pesquisa Interdisciplinar.

​

DIA 19/04/2018: Local - Biblioteca Pública Pelotense

​

Minicurso: Carpentier, Gallegos y Rulfo. Abordajes prácticos de la religiosidad popular en la literatura latinoamericana y caribeña.

Ministrante: Jenny González-Muñoz

(Doutora, UPF)

 

La literatura latinoamericana y caribeña abarca diversas perspectivas sobre manifestaciones de la religiosidad popular instaurada en cuentos, poesías, narrativa, describiendo con letras, creencias desde historias nacidas en distintos lugares de la región. En el minicurso propuesto se tomarán tres obras: El reino de este mundo, del cubano Alejo Carpentier (vudú haitiano de herencia africana), Doña Bárbara, del venezolano Rómulo Gallegos (catolicismo y herencia indígena), y Talpa, del mexicano Juan Rulfo (mixtura católica-creencia popular), a partir de las cuales se analizará el abordaje que cada autor realiza en dichos textos respecto a la religiosidad y la sociedad que la construye, en conjunción con el contexto histórico de escritura de cada novela. La posible construcción cultural de la América Meridional desde la literatura en dichas obras, se apoyará en la experiencia de cada uno de los participantes del minicurso, generada a partir de un ejercicio práctico sobre lo identitario en las voces literarias y cómo el contexto histórico-social en el que se desarrolla y se lee la obra es fundamental para la continua configuración de sus aspectos rituales.
Palabras clave: Narrativas; contextos; rituales.

​

Oficina: Micro-História e Análise de Discurso

 

Gilson Moura Henrique Junior (mestrando) e Felipe Alves Pereira Ávila (Doutor)

(PPGH-UFPEL)

​

Debate e efetivação de atividades que incluam o processo de análise micro-historiográfico e a análise de discurso, discutindo e efetivamente pondo em prática os efeitos das mudanças de escala na produção de conhecimento tanto da história quanto da linguística. Utilização de um processo de debate em que a variação de escala seja indicada para a proposição de processos analíticos relativos a vários objetos/fontes, entre eles jornais, histórias em quadrinhos, gravuras, capas de livro e o discurso, observadas as peculiaridades da análise a partir do viés da História Cultural e da análise de discurso.

 

FAÇA SUA INSCRIÇÃO COMO OUVINTE AQUI!
 

​

​

bottom of page